Pequeno provedor vai receber frequência para oferecer internet fixa

Portaria do MiniCom vai ampliar oferta de banda larga no interior do Brasil

Repórter: Os pequenos provedores de internet do Brasil vão ganhar um reforço. Uma portaria do Ministério das Comunicações determina que até o fim de 2014 essas empresas vão começar a usar uma nova faixa de frequência para oferecer internet fixa. A medida deve ampliar a oferta de banda larga principalmente em cidades do interior do Brasil, onde atua a maior parte desses provedores. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, explica o objetivo da portaria.

Paulo Bernardo, ministro das Comunicações: “Nós vamos ter uma política e eu acho que o foco tem que ser o seguinte: nós queremos que vocês funcionem, que vocês ofereçam o serviço. Não quero cobrar um preço grande de outorga e depois não acontecer nada.”

Repórter: Atualmente existem quase 4 mil provedores de internet de pequeno e médio portes em atividade no Brasil. Juntos, eles representam a quinta maior operadora de banda larga fixa do país e investem cerca de 1 bilhão de reais por ano. A nova faixa de frequência que será distribuída entre esses provedores está desocupada. Nessa faixa, eles poderão oferecer internet fixa de alta velocidade, na chamada tecnologia de quarta geração.

De Brasília, Adriano Godoi